Páginas


quarta-feira, 22 de maio de 2013

O que se come na China?

Muitas pessoas no Brasil me perguntam com frequência o que eu como aqui na China. Se eu consigo os ingredientes para fazer comida brasileira, que tipo de comida preparamos em casa (chinesa ou brasileira) e a velha e tradicional pergunta se aqui na China se come gafanhoto, barata, cachorro, etc....

Para esclarecer com todas essas dúvidas, eu decidi começar a mostrar algumas fotos e vídeos (que seguirão nos próximos posts) sobre a alimentação aqui na China e como minha família e eu nos relacionamos com a culinária chinesa.

Bem, primeiro eu gostaria de responder logo à pergunta que, confesso à vocês, é a que me deixa mais incomodada. Aqui na China não se come gafanhoto, inseto nem todos esses bichos estranhos! Pronto respondi! É mais ou menos como alguém perguntar para um cearense se ele come calango. Bem, eu nunca comi. Sei que deve ter algum fundo de verdade para a pergunta existir. A seca no nordeste é algo realmente muito cruel e acho que tudo pode virar alimento. Na China é igual. Já houve muita pobreza e, como eles são muitos, talvez tiveram que comer de tudo. Mas não existe, nos dias de hoje, esse apelo à comida tão estranha, havendo tantas outras opções como eu vou mostrar para vocês! Claro que existem coisas que são bem esquisitas para nós brasileiros, mas nada de nojento, isso não!

Para preparar comida brasileira para minha família eu consigo praticamente todos os ingredientes no supermercado. Faço feijoada, vatapá, churrasco, farofa, couscous, pão de queijo, pudim, cocada, brigadeiro, bolo de chocolate, tudo em casa!

No entanto, no dia-a-dia, a comida da minha casa é muitíssimo variada. Comemos comida chinesa, preparada pela ayi (já expliquei o que siginifica mas para quem não leu o post anterior, ayi é a pessoa que me ajuda em casa) e comida brasileira, de vez em quando. Porém, eu ensinei a ayi a preparar pratos diferentes de todo lugar do mundo. Comida mexicana (a preferida das crianças), comida tailandesa (favorita do marido), italiana, árabe, etc. Adoro cozinhar e minha família adora comer! Combinação perfeita!

Mas eu estou falando tudo isso para mostrar que viver na China não é um desafio gastronômico. Além dos temperos locais, os supermercados são muitíssimo bem equipados com seções de importados de dar inveja a qualquer loja especilizada.

Hoje, fui ao supermercado e trouxe algumas fotos para vocês das frutas e verduras. Depois eu mostro as outras seções. A peixaria é divertidíssima, tem até pescaria, aguardem!
 
Esta é a seção de frutas e verduras do supermercado onde eu faço compras.
 


Vejam quantos tipos de tomates! Aquela ali atrás é a ayi!
 


E quantas maças diferentes! Tem maça branca, amarela, cor de rosa e vários tipos da vermelha!
 

 
Os embalados que facilitam a vida de todo mundo.

 
E os cortadinhos para quem não tem muito tempo! Reparem no mamão, melão, abacaxi e jaca. Iguais aos nossos!

 
Essa é a litchia. Adoro!!!! Acho que já tem no Brasil mas a fruta é originalmente asiática.

 
Caixinhas de isopor com gelo por baixo para conservá-las!

 
Essa aqui é a Dragon Fruit. Não sei se tem nome em português. Parece um kiwi por dentro só que é branca e tem gosto de uva verde, mais ou menos. Fotografei na mão para dar noção do tamanho.

 
Aspargos frescos. Maravilhosos!!!!! Trouxe para o jantar.

 
Vários tipos de vagem. Acho que tem mais uns dois que eu não consegui pegar na foto.

 
Goiaba


 
 Mais maças. Essas são da seção de importados.
 
 
Manga, deliciosa e sem fibras.

 
Abacate. Pequeno e sem fibras.

 
Kiwi

 
Cereja

 
Gente, não lembro como é o nome dessa fruta em português. Alguém me ajuda?

 
Morango

 
Milho verde

 
Meu carinho. E olha que eu ainda não tinha terminado as compras!

 
Durian. Lembra a nossa jaca, mas é diferente.

 
Coco seco

 
E vários tipos de melancias e melões